fbpx

Gestão de indicadores: uma importanteferramenta para a tomada de decisões

A análise correta de indicadores – financeiros, operacionais, técnicos e de qualidade – é um desafio que, se bem realizado, pode determinar o sucesso de uma academia desde o momento em que suas portas são abertas.
A afirmação é de Rogério Soares, um dos professores da plataforma Fitness Brasil Phorte.
Profissional de Educação Física, pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing, ele tem quase 30 anos de experiência em consultoria no setor, tanto na implantação de novos projetos como na melhoria do desempenho de academias já em funcionamento.

Do ponto de vista dos indicadores financeiros, por exemplo, Soares afirma que a definição do preço a ser cobrado é o ponto chave a ser determinado. E o melhor caminho para isso é uma análise profunda da realidade econômica da região onde o negócio será instalado.
“Segundo a IHRSA, hoje as famílias gastam até 4% de sua renda com atividades físicas. A partir desta informação, é possível combinar os dados disponíveis em fontes como o IGBE, o Seade e a RAIS, que vão desde a densidade demográfica até o número de empregos formais, para conhecer melhor seu público e definir estratégias eficazes de preço”, resume.

Números aplicados à realidade

Rogério Soares ressalta, porém, que os números apenas indicam um caminho, mas pouco servem se forem isolados da realidade.
Confrontá-los com o que de fato está acontecendo na academia é fundamental para que eles realmente façam a diferença – e se possível, fazendo uso de toda a tecnologia disponível. Hoje há aplicativos para celular que mapeiam o andamento das atividades do negócio em tempo real, permitindo o controle mesmo à distância.
Com eles é possível acompanhar também indicadores operacionais (número de alunos, rotatividade, planejamento de turmas), técnicos (divisão de equipamentos, metragem x número de alunos x ticket médio) e de qualidade (motivos pelos quais os alunos permanecem ou deixam a academia, por exemplo), que também exigem atenção.
Através da análise dos indicadores, torna-se possível estabelecer metas, fazer correções rápidas, desenvolver estratégias motivacionais e investir com precisão nas melhorias que farão toda a diferença em uma gestão de sucesso.
Este conteúdo é parte do curso “Indicadores e Gestão Financeira”, disponível na íntegra em nossa plataforma para assinantes.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Nós temos uma plataforma de streamming com conteúdos exclusivos sobre Educação Física, clique no link e conheça nossos planos.

FALE CONOSCO