Olimpíada: motivação e inspiração para todos

No próximo dia 26 de julho todas as atenções estarão voltadas para Paris. É a data de abertura dos Jogos Olímpicos, em sua 33ª edição na chamada Era Moderna. Fato é que a Olimpíada traz motivação e inspiração para todos. Ela aumenta o interesse geral no esporte, inclusive dos alunos. É, portanto, uma ótima oportunidade para motivar a prática da atividade física.

Ao explorar o potencial inspirador da mais importante competição esportiva de alto rendimento do planeta, é válido ressaltar, especialmente entre os mais jovens, os benefícios que o treinamento físico traz para todas as etapas da vida, independente da escolha profissional a ser feita.

“A prática do exercício fará com que eles se tornem adultos mais saudáveis. Fortalece o sistema locomotor e deixa o repertório motor mais rico, além de torná-los mais aptos à recreação e prática de esportes em geral, entre outros benefícios”, comenta o Prof. Roberto Feriotti Neto, especialista em Fisiologia do Exercício e com mais de 25 anos de experiência em treinamento desportivo.

Além disso, uma recente pesquisa divulgada nos Estados Unidos mostra que quanto maior a parcela da população envolvida na prática da atividade física, melhores os índices de saúde das cidades.

Além disso, a Olimpíada traz importantes mensagens sobre como entender o esporte além do rendimento. E elas podem ser aplicadas no dia-a-dia. Fazer o melhor, independente do resultado, por exemplo. O respeito pelas diferenças, a coragem, a igualdade, a determinação e o cultivo à amizade, valorizando a união por objetivos comuns, da mesma forma.

Estes e outros pontos formam um conjunto de valores idealizados pelo barão Pierre de Coubertin, pedagogo e historiador francês (1863-1937), que deu início ao Movimento Olímpico no final do século 19. Este “manual”, com base em princípios éticos, pedagógicos e morais, hoje é conhecido como Olimpismo.

Olimpismo e gestão de pessoas

Também é possível se espelhar nos valores olímpicos para projetar a gestão de pessoas. Em um ambiente competitivo, diante de grandes desafios, fatores como a busca incessante pela excelência, a resiliência, a habilidade em tomar decisões sob pressão e a capacidade de adaptação às adversidades são essenciais. E o mesmo se aplica ao mundo corporativo.

A promoção da diversidade e a formação de um grupo coeso são outros pontos que se assemelham nesta comparação, já que a busca por um bom desempenho muitas vezes depende do trabalho em equipe e da valorização das habilidades individuais.

Do ponto de vista emocional, investir no autoconhecimento é essencial tanto para atletas quando para gestores. Trata-se de um poderoso antídoto contra o estresse e, além disso, reforça a confiança das equipes envolvidas na busca pelo sucesso.

Assim, além de toda expectativa gerada pela Olimpíada em relação ao desempenho dos principais atletas do mundo, este ponto de vista comparativo com o mundo corporativo também pode se tornar um atrativo interessante para quem vai acompanhar atentamente os 16 dias de competição.

Olimpíada: motivação e inspiração para todos! Alguém duvida?

Medalhas olímpicas

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Nós temos uma plataforma de streamming com conteúdos exclusivos sobre Educação Física, clique no link e conheça nossos planos.

FALE CONOSCO