Treinamento funcional é tendência nas academias do país

Alguns números revelados pelo 2º Panorama Setorial Fitness Brasil (2023) seguem chamando a atenção no primeiro semestre deste ano.

A consolidação das academias especialistas na indústria fitness (38% do total) e do Treinamento Funcional como a atividade mais praticada nos centros (em 74% deles) são exemplos.

Para a Prof.ª Bruna Massaroto, fisioterapeuta com Mestrado e Doutorado em Ciência da Reabilitação e especialista da área, esse crescimento se justifica pela versatilidade do treino. Isto porque consegue aliar praticidade e funcionalidade ao mesmo tempo.

À frente de dois conteúdos já disponíveis na plataforma Fitness Brasil Phorte – as aulas “Biomecânica e Cinesiologia do Treinamento de Flexibilidade e Mobilidade” e “Liberação Miofascial e Biomecânica das Lesões Na Musculação”, Bruna Massaroto ainda destaca que a modalidade “atende simultaneamente objetivos estéticos, de qualidade de vida e de performance”.

“É um treinamento que tem por intuito o aumento tanto da força quanto da massa muscular. Isso gera resultados na capacidade funcional para as atividades do dia a dia, como da performance esportiva”, reforça o Prof. Alexandre Evangelista. Referência em treinamento desportivo e fisiologia do exercício, ele também integra o grupo de especialistas de nossa plataforma.

Profissionais treinados

A partir desta constatação, sob o ponto de vista dos profissionais de Educação Física, também vale a pena observar um insight divulgado pelo American College of Sports Medicine (ACSM) em sua Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness, publicada anualmente.

Segundo a última edição do estudo, divulgada no início deste ano, uma das dez tendências globais para 2024 é o aumento da importância dada pelas empresas ao contratarem profissionais treinados para liderar programas de fitness. Há uma crescente preocupação com níveis de habilidade reconhecidos ao prescrever exercícios com segurança, dentro de seu escopo de prática – inclusive, é claro, o treinamento funcional.

Assim, a manutenção desse tipo de certificação habitualmente exige provas de educação continuada, como os conteúdos oferecidos pela Fitness Brasil Phorte, o que reforça a importância do investimento neste tipo de formação para o desenvolvimento da carreira de um profissional em um mercado cada vez mais disputado.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

Nós temos uma plataforma de streamming com conteúdos exclusivos sobre Educação Física, clique no link e conheça nossos planos.

FALE CONOSCO